Obra : "Biblis" - releitura da obra de W.A. Bouguereau (mixed media - 50x100cm)

Exposição Itinerante Direitos do Homem e da Criança

GRUPO ÁGUA EM DEFESA DA CRIANÇA


Somos um grupo de artistas de várias partes do Brasil que sentem a necessidade de produzir e disseminar com nosso trabalho a reflexão por parte das pessoas que visualizam nossas obras sobre temáticas atuais que dizem respeito ao ser humano e suas relações. Em conseqüência realizamos a partir de 2007 exposições itinerantes que propaguem a nossa mensagem ao público que as visita. Somos o 1º. Grupo de Artistas Expositores Itinerantes do Orkut.

A primeira mostra teve como tema a “Água”, focando a importância de sua preservação como elemento sinônimo de onde há vida. Esta mostra, que já se encontra em sua 26ª. Exposição (JULHO/2010) agendada no Estado de São Paulo, é fruto do trabalho e dedicação do grupo de artistas que com o apoio de entidades culturais públicas e privadas mantém sua proposta em andamento apesar dos parcos recursos de que dispõe.

Embora sem um patrocínio que possa dar suporte aos encargos de um projeto dessa magnitude, a itinerante “Água” superou as expectativas devido a sua grande receptividade, criou “vontade própria”, e segue um caminho trilhado pela admiração do público que a prestigia.

Assim, deduzimos que dispomos de uma importante ferramenta de comunicação e conscientização: a arte, uma linguagem universal que sensibiliza, comove e possibilita que o homem enxergue além dele mesmo, reflita sobre a sua realidade, sobre o fato de fazer parte de um mundo por cuja preservação ele é responsável, e conseqüentemente, também de sua própria sobrevivência.

Deste modo, sentimos mais uma vez a necessidade de inserir no contexto de nossa produção artística a discussão de um novo tema. Desta vez, desejamos fazer o homem refletir sobre si mesmo, sobre suas necessidades básicas: alimentação, educação, saúde, trabalho e liberdade; independente de cor, raça e crença. Para desenvolver esse novo projeto, nós lançamos o nosso olhar sobre a declaração universal dos direitos do homem e da criança.

Todos os dias o cidadão chega em casa e liga a televisão em busca de informações sobre os acontecimentos de sua cidade e do mundo nos noticiários. Essa cena é comum, infelizmente comuns também se tornaram as imagens de destruição, violência e descaso com o próprio homem. Será que as pessoas estão se acostumando com a violação de seus próprios direitos e de suas crianças, passando a tratar como corriqueiras as cenas que não mais chocam, e que por sua redundância começam a fazer parte da vida comum de todos? Ou será que elas simplesmente se sentem impotentes diante de tais situações?

O Grupo Água começou a refletir sobre essa temática e juntos mais uma vez em outra mostra pretendemos expressar através do desenho e da pintura, o direito básico de cada ser humano onde: “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.” (Artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948).

Desse modo esse grupo de artistas de várias partes do Brasil que utilizam a Internet para vencer a distância que os separa se uniram com intuito de além de desenvolver uma melhoria qualidade de seu trabalho, discutir assuntos atuais que fossem novamente debatidos no âmbito artístico, utilizando mais uma vez a arte para uma reflexão sobre sociedade em que vivemos abordando assuntos pertinentes a todos, desenvolvendo assim uma nova proposta:

“A Exposição Itinerante Direitos do Homem e da Criança.”

Lembramos que esse desejo de expressão crítico-social pela arte não é nossa prerrogativa, que na história os artistas sempre tiveram esse papel de exteriorizar sentimentos e situações, criando oportunidades únicas para a reflexão, sem esquecer a importância do debate e da conscientização que envolve todo o processo do fazer da obra, pois em grupo, pode-se obter uma série de pontos de vista, de diversas vivências sem esquecer a motivação que leva ao impulso criativo durante a sua realização.

Não é para chocar que levantamos assuntos tão sérios, pois cada artista encontra na sua técnica e no seu processo criativo uma forma própria de tratar o tema, alguns recorrem às fortes imagens do inconsciente, outros ao foto-jornalismo, enquanto que alguns se aproximam da mais lúdica representação da criança e da alegria idealizada por essa etapa de desenvolvimento tão curta, mas extremamente importante da nossa existência, quando se constitui a base de nossa personalidade, das lembranças que nos acompanharão por toda a nossa vida.

O importante é que todos estejamos refletindo um momento concreto de nossas vidas, trazendo a realidade que fala a cada um de encontro à mensagem de nossos trabalhos, estabelecendo trocas de experiências e sensibilizando as pessoas, numa busca pelo diálogo que se perdeu ao longo do tempo, acabando por colocar para a sociedade um estereótipo do artista plástico como ser individualista num patamar distante e recluso, o que certamente não corresponde de fato à nossa realidade e ao papel que o Grupo Água deseja desempenhar nessa mesma sociedade.