Obra : "Biblis" - releitura da obra de W.A. Bouguereau (mixed media - 50x100cm)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010


EXPOSIÇÃO DE ARTE:

Retrospectiva:
“20 anos de Arte”


Local: Escola de Artes César Antonio Salvi

Período de 08/11 a 19/11 de 2010



" Pensamos que o criar, tal como o viver,

é um processo existencial." (Fayga Ostrower)






      Essa exposição individual traça um panorama de minha produção desde 1988 até os dias atuais, onde pode-se perceber claramente a evolução e alterações de técnica de meu trabalho e as diferentes interpretações dadas sobre variados temas, imprimindo a minha identidade artística. As peculiaridades de um trabalho e suas “imperfeições” são a marca da "natureza original" com que nos expressamos, o nosso “estilo”, o veículo pelo qual o ser se move e se manifesta, é um padrão que se imprime como um selo em tudo o que somos ou fazemos. Construímos o mundo por meio de atos de percepção, aprendizado e expectativa, e assim construímos o nosso "ser".

      O processo criativo funciona em um momento especial de beleza em que a obra flui e se expressa, e nesse caminho de auto desenvolvimento processo e produto são uma coisa só. O criativo e o receptivo, o fazer e o sentir formam um par que vibra em harmonia, em mútuo relacionamento e mútua interação. Para mim o desafio é não se ficar mais restrito a uma única visão de mundo, é necessário trazer essa percepção poética do mundo inspirado pela natureza e pela imaginação para nossa vida diária, pois ela está em tudo o que nos cerca.

      Na arte é preciso descobrir a voz do coração e aprender a falar com a nossa própria voz, e assim recuperar o que eu chamo de nossa “musacidade”, ou seja, dialogar com a nossa musa inspiradora, o nosso eu interior e encontrar-se. Como disse Pablo Picasso: “O importante na arte não é buscar, é poder encontrar”.

3 comentários:

  1. mais do que tudo Silvana, o artista é o que mais próximo se avizinha da criação divina. Você, sem dúvida, é uma desses artistas...

    ResponderExcluir
  2. mais do que tudo Silvana, o artista é o que mais próximo se avizinha da criação divina. Você, sem dúvida, é uma desses artistas...

    ResponderExcluir

Obrigado por me visitar!
Deixe aqui seu comentário!
Beijim